Hardware: 4 dicas para manter o bom funcionamento do computador.

A profissão de técnico em hardware é uma das que mais desperta interesse na área de tecnologia. Isso acontece porque há uma grande procura causada pelo crescente número de computadores, tanto nos lares dos brasileiros quanto nas empresas.

Para conquistar uma fatia dessa demanda, é preciso que os técnicos em manutenção de computadores(Hardware) evitem alguns equívocos que podem colocar em risco o bom funcionamento dos computadores.

Por isso, vamos falar neste texto sobre alguns erros bastante comuns cometidos por técnicos de hardware e como evita-los.

SAIBA MAIS SOBRE O TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES  – CLIQUE AQUI

Dica 01 – Montagem da placa-mãe

Muitas placas costumam vir de fábrica com uma proteção feita por espuma anti-estática, geralmente nas cores preta, branca ou rosa. Alguns técnicos acreditam que essa espuma serve como proteção entre partes metálicas, no caso entre placa-mãe e chassi do gabinete.

Mas essa espuma serve apenas como proteção da placa na embalagem de comercialização e não pode ser colocada dentro do computador.

A placa-mãe deve ser encaixada normalmente no gabinete, não é necessária nenhuma proteção, até porque não se deve obstruir a passagem de ar, sob risco de superaquecimento.

Dica 02 – Instalação das ventoinhas extras

Outro erro muito frequente é a colocação das ventoinhas extras ao contrário, dificultando assim o fluxo de ar dentro do gabinete.

É importante lembrar que a ventilação na parte traseira do micro deve ser feita puxando o ar de dentro da máquina e jogando para fora.

Já na parte da frente do gabinete, a ventoinha deve trazer o ar de fora para dentro auxiliando no resfriamento do computador.

Para identificar e resolver esse problema é muito simples, basta ligar o sistema e colocar as mãos na frente das ventoinhas para sentir o fluxo de ar. Caso esteja ao contrário, ou seja, as duas jogando o ar para fora, basta desligar a máquina e refazer a instalação de forma correta.

  • Atenção: inverter apenas a ventoinha da frente.

Dica 03 – Cabos soltos dentro do gabinete

Dentro do gabinete há vários cabos para conectar os componentes da máquina. Muitas vezes, essas conexões ficam soltas obstruindo a passagem de ar.

O superaquecimento é um dos problemas mais comuns e que pode causar mais danos ao computador.

Então deve-se evitar que isso aconteça, muitas vezes com medidas simples, como prender os cabos com uma braçadeira.

O ideal é, após uni-los com a braçadeira plástica, coloca-los dentro de uma baia vazia do gabinete, já que isso também evita que eles encostem nas ventoinhas e impeçam o seu correto funcionamento.

SAIBA MAIS SOBRE O TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES  – CLIQUE AQUI

Dica 04 – Aplicação da pasta térmica

O processador é um componente que funciona em altas temperaturas e pode facilmente se superaquecer, causando danos sérios ao computador.

Há várias soluções para evitar esse tipo de problema, porém a mais prática e barata é o uso da pasta térmica.

Apesar de simples, a sua aplicação requer alguns cuidados.

Primeiro, deve-se remover a pasta antiga, quando houver. Depois, basta aplicar um pouco de pasta térmica com o uso de um simples cotonete de forma a evitar excesso de material.

  • Observação: fique sempre atento a capacidade de resfriamento da ventoinha, e verifique se a mesma é compatível com a potência do processador.

O trabalho do técnico de hardware é fácil de ser realizado, desde que o profissional possua os conhecimentos teóricos completos e realize a prática de forma cuidadosa.

Desse modo, é certo que conseguirá realizar um ótimo trabalho e venha a conquistar vários clientes satisfeitos.

Aproveite a grande demanda do mercado e aprimore os seus conhecimentos se tornando um técnico em Hardware no Curso Senap.

Nos próximos artigos você saberá mais sobre as características e vantagens dessa profissão.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil, vou ficando por aqui, um forte abraço e sucesso.

SAIBA MAIS SOBRE O TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES  – CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento