Hardware: Como formar uma clientela grande e satisfeita

Trabalhar como técnico em manutenção de computadores costuma ser um serviço muito recompensador financeiramente, já que a hora de trabalho ou um conserto ocasional podem gerar bons lucros.

Mas, para que os ganhos sejam constantes, é necessário conquistar clientes satisfeitos e que o indiquem para outras pessoas. Além disso, é necessário aplicar outras ações para garantir uma boa clientela.

Para você aproveitar melhor o potencial da profissão de técnico em hardware, preparamos algumas dicas que irão te ajudar a formar uma boa carteira de clientes e ter sucesso no seu trabalho.

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Dica 1: Entregue mais do que o esperado

Os clientes ficam encantados quando recebem mais do que contrataram, além de se sentirem presenteados, também se sentem valorizados. Isso faz com que você seja indicado para outros futuros clientes.

Quando fizer um conserto de um componente, entregue de cortesia uma limpeza, uma instalação de antivírus, por exemplo, ou então um brinde útil como um bloco de anotações.

Se optar pelos brindes, mande fazer um logotipo com seu nome e também seus dados de contato, assim ficará mais fácil ser lembrado e contatado pelos seus clientes.

Dica 2: Ensine o cliente a resolver pequenos problemas

Um dos maiores receios dos clientes é sofrer uma cobrança abusiva ou ser enganado por algum técnico de manutenção.

Certamente, muitas pessoas já passaram por essa situação, na qual o aparelho não contém defeitos e o “profissional” cobra por um serviço que não fez.

Quando você receber um chamado e notar que o problema é muito simples, realize o serviço e ensine o cliente a resolver da próxima vez, como no caso de falha no reconhecimento de um cabo USB pelo sistema, ou uma limpeza no slot da memória, quando não for necessário substituir a peça ou consertá-la.

E, claro, não cobre nada ou solicite apenas um valor pequeno pelo deslocamento (se for considerável).

Com esse simples gesto, você ganhará a confiança do cliente e fará com que ele seja fiel a você e também o indique para os amigos.

Leia também: Quanto e como cobrar pelo serviço de técnico em Hardware.

Dica 3:  Seja rápido e pontual

Uma das maiores queixas sobre o serviço de técnicos é por conta da falta de compromisso e agilidade.

Quando você realiza um serviço chegando na hora marcada com o cliente e resolve o problema dele com rapidez, fará com que ele fique encantado e se sinta respeitado.

Certamente você será muito valorizado quando demonstrar ter consideração pelas pessoas e boa vontade para ajudar da melhor forma.

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Dica 4:  Divulgue seus serviços

Para conquistar mais clientes, é essencial, além de seguir as dicas acima que irão garantir uma boa divulgação boca a boca de clientes satisfeitos, que você invista em algum tipo de promoção de seus serviços.

Não é necessário gastar muito dinheiro, pequenas ações como deixar cartões de visitas no comércio, fazer anúncios nos pequenos sites e blogs de sua cidade e se cadastrar no Google Meu Negócio, são atitudes que irão atrair cada vez mais clientes.

No início pode parecer que vai demorar para se formar uma clientela considerável, mas se você fizer um trabalho de qualidade, mantendo-se atualizado e atendendo de forma diferenciada, em pouco tempo a sua agenda estará lotada clientes.

Seguindo essas dicas simples, você irá atrair e manter muitos clientes, mas não esqueça de ser ético e sempre respeitar o seu cliente.

Eu sou o César Araújo Diretor do Curso Senap e fico a disposição para te ajudar a alavancar sua carreira como técnico em Hardware.

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